Daniel Barboza fez sua terceira palestra sobre Fotografia em Preto e Branco no Studio D desde sua inauguração em 2010, desta vez com mais de 20 alunos dos cursos básico, avançado, intensivo e completo.
A palestra começou com questionamentos sobre o que é realmente o preto, o branco e quando devemos usar este recurso na fotografia. Para o palestrante este tema não pode ser resumido através de opiniões ou expressões triviais como "eu adoro preto e branco" ou "toda fotografia preto e branco é bonita" ou ainda "quando o ruído está grande eu prefiro usar tons de cinza":
"O preto sugere ausência e o silêncio, o branco remete a paz e a pureza, embora não existam cores presentes a abordagem do preto e branco provocam uma resposta emocional imediata no observador capaz de evocar as emoções antes mesmo que o cérebro entenda um contexto da imagem", comenta Daniel Barboza.
Muitas pessoas usam o preto para emagrecer, mas na verdade o preto não emagrace, ele traz a sensação de que a pessoa é menor, por que não interage tanto com o ambiente, na verdade ele diminui a pessoa pois não reflete luz e não tem vibração presente nas cores. Mas, afinal , o que há de tão interessantes por trás de uma fotografia em preto e branco?
Para responder esta questão Daniel listou algumas variáveis que podem ser consideradas para a escolha desta linguagem:
1. Leitura rápida ou resposta emocional imediata: sentimento antes da técnica;
2. Remoção de cores primárias (distração);
3. Remete ao observador ao passado;
4. Enfatiza as linhas e a texturas e
5. A fotografia P&B não tem cores e os observadores imprimem seu puctum na imagem.
VEJA MAIS MATÉRIAS SOBRE O PROFESSOR DANIEL BARBOZA:
Quer assistir palestras no Studio D - Escola de Fotografia?
Veja o conteúdo dos próximas palestras.
Para se inscrever clique aqui!
Mais informações:
Fixo: (79) 3222-0828.
Cel: (79) 98839-9693 e 98811-9693.
Zap: (79) 98839-9693 e 99148-6974.