O QUE É O "LEITURA DE IMAGENS":
Leitura de Imagens é uma sessão com comentários do professor Daniel Barboza sobre fotografias dos alunos do Studio D - Escola de Fotografia.
"As técnicas para melhorar os recursos visuais são importantes, eles auxiliam na construção da fotografia, mas uma boa comunicação promove um diálogo que desperta o imaginário do observador, pois uma foto não satisfaz somente por ser bonita, é necessário promover uma boa narrativa e enriquecer o discurso que está atrás de cada imagem." (professor Daniel Barboza)
CONTEXTO DA FOTOGRAFIA:
Os alunos do curso Completo de Fotografia Digital e os alunos do Projeto Fotógrafo Aprendiz foram convidados para participar de uma aula externa para registrar o Concurso de Quadrilha Levanta Poeira 2019. Clício Souza fez uma peça fotográfica com duas imagens em uma poça d'água que estava no local e chamou de "Uma odisseia junina: idas e vindas". Por Clício Souza. Esta fotografia alcançou o segundo lugar no concurso Levanta Poeira 2019
COMENTÁRIOS DE DANIEL BARBOZA:
A primeira observação que eu gostaria de fazer para as imagens à direita é que elas formam em si apenas um única peça fotográfica. São duas imagens que formam um único pensamento e que contam uma pequena história, história esta que é reconstruída pelo próprio observador ao imaginar os quadrilheiros transitando no local. O autor desperta através de uma composição em sequência a sensação de movimento através de idas e vindas de vestidos de quadrilheiras em busca de mais um desafio na competição.
Outro ponto forte da proposta é que existem duas técnicas antagônicas no centro das imagens: silheta e reflexo, uma abrançando a outra. Em quanto uma é a arte do não mostrar dando enfoque a forma a outra parece querer se exibir em cores e texturas. Ambas se completam através uma comunicação simples (poucas informações) mais que geram vários questionamentos do espectador, sentimos muitas sensações as quais acabamos criando uma nova história a partir de nossa própria imaginação.
Quero Parabenizar Clício Souza por este trabalho enriquecedor, ele construiu um peça singela, mais ao tempo forte; com muitos silêncios e ao mesmo tempo intrigante e sobretudo repleta de sensibilidade que nos faz sentir saudade de um lugar que não estivemos e de uma situação que a gente nunca viveu.
CRITÉRIOS PARA LEITURA:
O Studio D é uma escola e fotografia de Aracaju onde são ministrados cursos, workshops, oficinas, palestras e atividades práticas para alunos iniciantes, avançados e profissionais em shows e espetáculos, apresentações artísticas. Solicite mais informações através do número (79) 98839-9693.