Na noite de hoje os alunos do Projeto Fotógrafo Aprendiz receberam um grande presente: acompanhar e registrar uma Oficina de Teatro e Criação ministrada pelo ator e diretor Tinho Torquatro.
Em 2019 o Studio D - Escola de fotografia vem proporcionando, através do Programa de Transdisciplinaridade, várias vivências artísticas para os alunos com o intuito de sensibilizar através da arte o encontro do fotógrafo com sua própria fotografia. Em uma noite mais que especial os fotógrafos aprendizes Débora Nunes. Jose Neto, Kívia Monique, Osmundo Gois, Vanessa Menezes e Vivi Tavares experienciaram de perto um cuidadoso trabalho de um verdadeiro mestre das artes cênicas de Sergipe: Tinho Torquatro.
"A proposta inicial seria fazer registros espontâneos em uma aula de teatro, mas ao entrar na Casa 10 percebemos o mundo mágico que a arte cênica pode nos levar. Esta lugar tem vida própria, os corredores nos transportam para ambientes lúdicos e pulsantes, as paredes e os atores parecem ser uma peça única de um complexo jogo de xadrez. E quando vejo estes jovens talentosos aprendendo a atuar o maior sentimento que eu tenho é de esperança para a humanidade, é como se uma voz interior gritasse me convencendo mais uma vez que a arte é a solução para um mundo melhor." Comenta o professor de Fotografia do Studio D.
O Studio D agradece ao educado e atencioso Audevan Caiçara (Del) do Grupo Teatral Caixa Cênica, ao dedicado e amoro professor Tinho Torquatro e a todos os alunos desbravadores de emoções. Todos vocês ajudaram a transformar nossas imagens em experiências inesquecíveis.
SOBRE TINHO TORQUATRO:
TINHO TORQUATO, graduado em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2018); Desde de 2014, Tinho Torquato desenvolve estudos e vivências em “processos de criação e ensino do teatro” a partir das próprias experiências em sala de aula ou em grupos de teatro. Foi ator em grupos de teatro como Cia de Teatro Stultifera Navis, Grupo Raízes, Grupo Êxtase. Professor do Projeto “Campeões do Aprender” no Centro Social Porto D’antas (CSPD) (2014-2015); Fundador, diretor artístico, ator e professor de teatro da Companhia de Arte ALESE na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (2015-2018); Intercâmbio como diretor artístico e professor convidado no Projeto “Vida Jovem” no Centro Unificado de Ensino (CEU)-São Paulo/SP(2018). Como aluno pesquisador do curso de Licenciatura em Teatro (UFS), foi integrante do Projeto de Pesquisa Pedagógico “Corpo Criador” (ou Teatro Somático) a partir da técnica Klauss Vianna (2016-2017).
CONTATO COM O GRUPO DE TEATRO CAIXA CÊNICA:
O Studio D é uma escola e fotografia de Aracaju onde são ministrados cursos, workshops, oficinas, palestras e atividades práticas para alunos iniciantes, avançados e profissionais em shows e espetáculos, apresentações artísticas. Solicite mais informações através do número (79) 98839-9693.