Postagens
Fotometria - Sensibilidade do ISO
13/10/2018
Dicas de Fotografia

O sensor é a parte da câmera digital que captura luz para criar uma imagem. É análogo ao filme das câmeras não-digitais. Semelhante à camada de material sensível à luz em película fotográfica, o sensor de uma câmera digital tem células sensíveis à luz. Neste tutorial, vamos ensinar-lhe tudo que você precisa saber sobre este importante componente.

Embora existam diferenças de concepção técnica nos sensores da câmera digital, todos eles operam sob os mesmos princípios básicos. Um sensor possui milhões de células sensíveis à luz, ou fotodiodos, sobre um pedaço de silício. Cada um deles gera uma carga elétrica quando atingido por uma partícula de luz que entra na câmera através da lente. Um filtro colorido produz a coloração adequada. Em seguida, o processamento da câmera transforma estas cargas elétricas em uma imagem que é então armazenada na memória da câmera ou em seu cartão de memória. Cada fotodiodo cria um pixel na imagem final. É daí que vem o termo megapixels. Pixels são os pequenos pedaços de informação criados pelos fotodiodos sensíveis à luz. Milhões de pixels são combinadas para criar uma imagem.

Existem dois principais tipos de sensores de câmera digital: CCD (Charge Coupled Device – Dispositivo de Carga Acoplada) e CMOS (Complimentary Metal-Oxide Semiconductor – Semicondutor de Óxido Metálico Complementar). Existem diferenças técnicas envolvidas, incluindo a concepção dos circuitos, mas ambos desempenham a mesma função. Os processadores CMOS têm melhor relação custo / beneficio e são mais fáceis para serem produzidos em tamanhos maiores, por isso são muitas vezes utilizados em câmeras SLR (Single Lens Reflex – De Lentes Intercambiáveis) maiores. Processadores CMOS também consomem menos energia, de forma que são comumente usados em telefones celulares. A maioria das filmadoras e câmeras automáticas compactas utilizam sensor CCD mais comum.

Vários outros tipos de sensores também estão disponíveis, mas eles são muito menos populares. O Foveon X3 é um chip mais recente que é na verdade um tipo de sensor CMOS com um processamento de cor especial. Atualmente é utilizado apenas em algumas câmeras Sigma e Polaroid. A Fujifilm também produz algumas das suas máquinas fotográficas com um sensor especial denominado Super CCD. Trata-se de um CCD convencional com fotocélulas individuais que são dispostas em um padrão alveolado diagonal em vez do padrão horizontal/vertical em grade utilizado na maioria dos sensores.

RECOMENDAÇÕES FINAIS:

  1. À media que aumentamos o ISO melhoramos a sensibilidade à luz, ou seja, fotografia fica mais clara;
  2. Evite usar ISO alto demais, isso provocam ruído em sua foto;
  3. Use ISO 100 para o dia em locais abertos, bem iluminados ou em longa exposição;
  4. Geralmente usamos ISO 1600 (ou mais) a noite ou em locais escuros;
  5. Câmeras do tipo superzoom não tem boa qualidade em fotos noturnas pois o sensor não permito ISO mais alto que 3200.

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

 


DANIEL BARBOZA:
Professor desde 2010 e fotógrafo há 15 anos, atualmente ensina para alunos iniciantes, avançados e para fotógrafos profissionais no Studio D. Ministrou aulas e desenvolveu projetos na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e em Porgutal.
Conheça algumas fotografias de Daniel Barboza

Imagens da postagem:
Serviços
Cursos de Fotografia
Locação de câmeras e equipamentos.
Locação de Estúdio Fotográfico.
Fale conosco
(79) 98839-9693
contato@danielbarboza.com.br
Endereço
Rua Leonel Curvelo, 477.
Bairro: Suissa. CEP: 49050-485
Sites, Sistemas para web e Marcas