Postagens
Fotometria - Abertura do Diafragma - Modo Manual
13/10/2018
Dicas de Fotografia

A primeira configuração que você deve conhecer para controlar a luz de sua câmera é o diafragma. Com este recurso você poderá controlar a abertura, assim você vai medir a quantidade de luz que entra na máquina. 

Para saber se seu equipamento tem esta configuração de ajuste você deve procurar no manual do usuário se sua câmera tem o "modo manual", geralmente está localizado em um anel em cima da câmera com a letra M, basta girar para esta posição e pronto.

Figura 01FUNÇÃO DO DIAFRAGMA (F):
Observe como funciona o nosso olho, a pupila se abre quando você entra em um ambiente escuro e se fecha quando você entra no ambiente claro. Desta mesma forma funciona a abertura do diafragma de uma objetiva. Ou seja, se o local for escuro você deve abrir o diafragma e se o local for claro você deve fechá-lo até que a luz fique adequada.

Por este buraquinho (abertura do diafragma) é por onde a luz vai passar na hora da foto e a configuração é simples: quanto maior ele ficar, mais luz entrará. Quanto menor ele ficar, menos luz entrará. Ele funciona exatamente como a pupila do nosso olho mensionada acima. Figura 02

O QUE É ESTE NÚMERO DEPOIS DO F?
Este F representa o tamanho da abertura do diafragma. Se atente que ele é uma fração e que pode ser alterado por você antes de fotografar, exemplo:
F/1.4, F/1.8, F/3.5, F/5.6, F/8, F/11, F/16 e por aí vai.

Saber escolher abertura do diafragma é um dos elementos que compõe o tripé da fotografia junto com ISO e Velocidade do Obturador. Caso queira aprender mais sobre estes recursos da câmera se inscreva em nosso curso básico de fotografia clicando aqui.

A abertura do diafragma tem relação com a quantidade de luz que chega até o sensor. Basicamente isso: quanto mais aberto o diafragma, mais luz entra e quanto mais fechado menos luz entra.

RECOMENDAÇÕES FINAIS:

  1. Não existe uma luz certa, exista uma luz que você quer fotografar, leia mais sobre exposição da luz ou fotometria em breve em nosso site.
  2. O valor da abertura é inversamente proporcional, ou seja se você tiver uma câmera que mostre o número F8 na verdade é F/8, número grandes as aberturas são pequenas e vice-versa, fique atento para isso.
  3. A abertura do diafragma não é responsável apenas pela quantidade de luz que entra, ela também afeta outros fatores…A partir de aberturas grandes ou pequenas vai variar a profundidade de campos de sua fotografia, em breve falaremos mais sobre isso.
  4. Em breve vamos disponibilizar vídeos para melhor compreensão.

 

VEJA TAMBÉM:

 


DANIEL BARBOZA:
Professor desde 2010 e fotógrafo há 15 anos, atualmente ensina para alunos iniciantes, avançados e para fotógrafos profissionais no Studio D. Ministrou aulas e desenvolveu projetos na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e em Porgutal.
Conheça algumas fotografias de Daniel Barboza

Imagens da postagem:
Serviços
Cursos de Fotografia
Locação de câmeras e equipamentos.
Locação de Estúdio Fotográfico.
Fale conosco
(79) 98839-9693
contato@danielbarboza.com.br
Endereço
Rua Leonel Curvelo, 477.
Bairro: Suissa. CEP: 49050-485
Sites, Sistemas para web e Marcas