Postagens
Noções Básicas de Fotografia - Para iniciantes
13/10/2018
Dicas de Fotografia

O QUE É FOTOGRAFIA: A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("escrever", "pintar") ou γραφη grafê, e significa "escrever com luz " ou seja, é um método de registro de imagens através da projeção da luz sobre uma superfície foto-sensível.

BALANÇO DE BRANCO OU  WHITE BALANCE (WB)?: O balanço de branco (em inglês 'White Balance' ou WB) é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos. O correto balanço de branco deve levar em consideração a "temperatura de cor" de uma fonte de luz.  O Balanço de Branco faz com que as cores da nossa foto sejam iguais às cores da realidade, dependendo da luz que está iluminando nossa cena (vide figura 02).

TEMPERATURA DE COR:
 A diferença entre uma luz e outra é a temperatura de cor – medida normalmente em Kelvins. Todo mundo já tirou uma foto iluminada por lâmpada que ficou amarelada. Isso acontece porque a câmera não estava preparada para a temperatura de cor dessa luz. Procure no seu manual a forma de mudar o Balanço de Branco na sua câmera: normalmente você encontra todas as opções que você precisa: luz do sol, sombra, tungstênio (aquela lâmpada antiga que gasta mais energia), lâmpada fria, tempo nublado, luz de flash, entre outros. Também é possível medir manualmente a temperatura de cor. Mas primeiro use os ajustes automáticos para depois procurar fazer isso.

REGRA DOS TERÇOS (UMA DAS REGRAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA):
Pegue a sua imagem e desenhe mentalmente um “jogo da velha” nela. Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das quatro convergências dessas linhas recém-desenhadas. Se existirem linhas na imagem, dê preferência em posicioná-las junto às linhas do jogo da velha. Ao lado, nos pontos vermelhos, você vê aonde enquadrar os itens preferenciais da foto (vide figura 03)..


FOTOMETRIA BÁSICA:

ABERTURA: Abertura do Diafragma da lente: f/1, f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.4 f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 e f/64. O diafragma controla a abertura por onde passa a luz que entra na câmera para produzir a imagem. Quanto maior a abertura, mais luz entra, e vice-versa. Daí denominar-se "lentes luminosas" as dotadas de grandes aberturas. Em ambientes pouco iluminados, evita-se fotos escuras ao aplicar as maiores aberturas, que é para entrar através da lente o máximo possível da pouca luz disponível (vide figura 04)...

ISO: é a sensibilidade do sensor da câmera. O número ISO (sigla de International Standards Organization) determina a sensibilidade do sensor da câmera em capturar a luz. Quanto mais alto o número ou fator, maiores as possibilidades de fotografar cenas pouco iluminadas e maiores as chances de evitar imagens tremidas ou borradas nestas condições (vide figura 05)...

VELOCIDADE: a velocidade é a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o filme ou o sensor. quando mais tempo, mais luz entra e é medido em segundos e em frações de segundos: 1/2s, 1/4s, 1/8s, 1/15s, 1/30s, 1/60s, 1/125s, 1/250s, 1/500s, 1/1000s, 1/2000s... As câmeras modernas passam de 1/4000s, 1/8000s (vide figura 06).

Em resumo, a velocidade do obturador é usada para controlar a exposição de uma foto, mas ela também pode ser usada como uma ferramenta criativa que pode congelar uma ação, ou adicionar um blur dramático a objetos em movimento. No entanto, todas as vezes que alguém tenta experimentar fora da zona de conforto, os erros podem aparecer.
Isso, porém, não quer dizer que não devemos explorar outras áreas e sim aprender a aperfeiçoar nossas técnicas em ambientes mais arriscados e criativos.
É por isso que nesse tutorial, vamos explicar alguns dos erros mais comuns encontrados quando tentamos atingir os efeitos de congelamento, blur e longa exposição com as cinco velocidades de obturador clássicas.

FOTÔMETRO:
Toda câmera fotográfica (a grande maioria) possui um mecanismo interno responsável por medir a quantidade de luz a entrar na sua fotografia de acordo com as configurações selecionadas na câmera. O fotômetro faz esta medição te avisando se a sua fotografia sairá subexposta (escura), superexposta (clara) ou com a exposição correta (nem estourada nem escurecida). Mesmo que ainda não tenho utilizado o fotômetro da sua câmera, talvez você já o tenha visto ao manuseá-la. Ele é representado por uma régua que vai (na maioria das vezes) do -3 até o +3.


Precisa de Ajuda? quer aprender mais sobre estes assuntos, faça os nossos cursos para ver na prática.

CONTATO:
Fixo: (79) 3222-0828.
Cel: (79) 98839-9693 e 98811-9693.
Zap: (79) 98839-9693 e 99148-6974.

 


DANIEL BARBOZA:
Professor desde 2010 e fotógrafo á 15 anos, atualmente ensina para alunos iniciantesavançados e para fotógrafos profissionais no Studio D. Ministrou aulas e desenvolveu projetos na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e em Porgutal. 
Conheça algumas fotografias de Daniel Barboza

Imagens da postagem:
Serviços
Cursos de Fotografia
Locação de câmeras e equipamentos.
Locação de Estúdio Fotográfico.
Fale conosco
(79) 98839-9693
contato@danielbarboza.com.br
Endereço
Rua Leonel Curvelo, 477.
Bairro: Suissa. CEP: 49050-485
Sites, Sistemas para web e Marcas